terça-feira, 11 de maio de 2010

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Quando o aluno tem a possibilidade de escolher o que quer aprender, o que faz sentido a sua vida, percebe-se que sua doação à aprendizagem é muito maior. O planejamento participativo vem de encontro a essa idéia.

O planejamento participativo é um instrumento decisivo na co-gestão do processo ensino-aprendizagem, reconhecendo professor e aluno como sujeitos do processo.

PROCEDIMENTOS
PARA A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

1. CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

É necessário um amplo debate sobre o que está se propondo e a aceitação de todos. O professor deve ter o domínio total de todas as fases do processo de implantação do P.P.

Através do PP chega-se a um conhecimento sobre as manifestações da cultura corporal de movimentos, gerado e reconhecido como significativo pelos aluno.

A construção coletiva possibilita perceber as manifestações do movimento humano e delas se apropriarem, sempre com a mediação e intervenção pedagógica do professor de Educação Física

2. SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS

Cuidados:

- Elaborar um programa que seja organizado e que se possa dar conta;

- O planejamento deve ser coerente com o P.P.P. da escola;

- Os conteúdos devem ser apropriados de forma crítica;

- Toda e qualquer manifestação da cultura corporal de movimentos deve ser considerado;

1ª ETAPA: Quem sou eu, quem somos nós e o que queremos?

Materiais: papel pardo, pincéis, tesoura.

Objetivo Geral: Selecionar os conteúdos para compor o planejamento anual da disciplina

Objetivos específicos:

• Conhecer os desejos e atividades mais prazerosas para os alunos dentro e fora da escola

• Listar atividades que gostariam de conhecer/vivenciar

• Verificar a viabilidade da execução das atividades

• Refletir sobre o que é educação física da escola

2ª ETAPA: Dividir a turma em sub-grupos e pedir que listem tudo o que querem fazer e o que gostariam de conhecer

3ª ETAPA: Os sub-grupos apresentarão à turma suas opções. A turma juntamente com possíveis intervenções do professor irá decidir se é possível realizar cada item apresentado. Caso o item seja aceito, será colocado em um cartaz que conterá todos os demais temas que forem aceitos pela turma.

O cartaz ficará fixado na classe durante o ano letivo para apreciação da turma e o acompanhamento das atividades desenvolvidas

É interessante no momento da escolha dos temas classificá-los dentro dos temas da cultura corporal de movimentos (jogo, ginástica, esporte, dança)

 

 

Um comentário:

  1. Professor o blog ta muito interessante viu. Mas confessa se não fosse esses videos da 5ª fase de Educação Física do Unibave" não seria tão famoso eím....hehehehhehehehe
    Valeu prooo... isso esta ajudando muito!!!

    att: ANDREZA

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