quarta-feira, 23 de maio de 2012

SQUASH

squashh1

Squash é um esporte/desporto praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra/um campo fechada/o por 4 paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais as quatro paredes são de vidro e a bola é branca.Quando a bola atinge a parede ela é esmagada (do inglês squashed), o que originou o nome do esporte/desporto.

 

História

P1010161

Esse esporte surgiu no século XIX, na Inglaterra, alguns dizem numa escola, outros numa prisão, não se sabe ao certo. Inicialmente chamava-se Squash Rackets, mas com o tempo foi se modernizando e ficou “Squash” mesmo. O nome surgiu, por causa do movimento que a bola faz ao tocar na parede (squashed, do inglês), isso acontece porque ela é mais macia, mole e com pouco ressalto.
O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, Minas Gerais. A primeira quadra de Squash do Brasil foi construída onde é hoje o Clube das Quintas, nessa mesma cidade.

 

Regras


l11

 

- Dois jogadores, numa quadra fechada, alternam jogadas na parede frontal.

- A 1º linha de marcação a 48 centímetros do chão, corresponde a rede de tênis e acertar a bola abaixo significa perder um ponto;

- A linha de serviço (saque) fica a 1,783 m do chão, e também , corresponde à rede de tênis: acertar a bola abaixo dela, no saque, significa perder um ponto.

- A terceira linha, a 4,57 metros do chão, limita a altura acima da qual a jogada é considerada fora.

- A bola, depois que bate na parede frontal, pode tocar nas laterais ou na parede do fundo, mas só deve bater uma vez no chão, quando tem que ser rebatida pelo adversário.

- Os dois quadrados menores no fundo da quadra demarcam o espaço que deve ser tocado com pelo menos um dos pés quando do serviço.

- No saque, a bola deve atingir a parede frontal entre a linha do meio e a linha superior e atingir o chão do quadrante traseiro oposto, ou seja, o quadrante traseiro onde inicialmente fica o adversário, que pode rebatê-la antes dela tocar o chão.

- O primeiro sacador é definido por sorteio, rodando uma raquete. Depois, saca quem vence o ponto. Se o sacador vence o ponto, seu próximo saque deve ser do lado oposto.

- Um retorno é bom se a bola, antes de tocar no piso mais de uma vez, for devolvida corretamente e tocar a parede frontal acima da lata (a linha de baixo) e abaixo da linha de fora, sem primeiro tocar o piso. A bola pode tocar nas paredes laterais e/ou na parede do fundo antes de alcançar a parede frontal.


 


Um retorno não é bom se a bola :

- For golpeada após “pingar” no piso mais de uma vez
- For golpeada incorretamente, ou seja, se houver um “toque duplo” na raquete
- For "BAIXA", ou seja, tocar no piso antes da parede frontal ou tocar na lata
- For “FORA”, ou seja, atingir a parede na ou acima da linha de fora.
- O jogador que acabou de golpear a bola não pode obstruir a passagem ou a visão do jogador que irá golpeá-la. Se ocorrer qualquer um dos 2 de forma involuntária, a jogada é anulada.

Pontuação

A decisão é em melhor de 5 ou 3 jogos e um dos dois sistemas existentes será definido quando da organização do torneio:
- Standard - até 9 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada em que serviu. Se o jogo empatar em 8 a 8, o jogador que recebe pode escolher entre Set One (acabar aos 9) ou Set Two (acabar aos 10).
- Pars - até 11 pontos: o jogador recebe um ponto sempre que ganhar uma jogada. Caso o jogo estiver empatado em 10 pontos, o jogador que abrir uma vantagem de 02 pontos será declarado o vencedor.
As partidas profissionais são decididas em melhor de 5 jogos e cada um deles é disputado no sistema Pars até 11 pontos.

 

Medidas da quadra/ do campo


quadra_squash
  • Comprimento 9,750 m
  • Largura 6,40 m
  • Da retaguarda à linha de meio-campo 4,26 m
  • Altura da parede frontal 4,75 m
  • Altura da parede da retaguarda 2,13 m
  • Altura da linha de serviço 1,783 m
  • Altura do tin 0,48 m
  • Caixa de serviço 1,60 x 1,60 m
  • Largura das linhas de marcação 5 cm

 

Jogos Pan-Americanos




O squash foi incluído pela primeira vez no programa dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995. O Brasil ganhou três medalhas de bronze neste ano, sendo uma equipe masculina , uma equipe feminina e uma equipe geral (este medalha somente foi disputada nestes jogos.
Em 1999 em Winnipeg, Canadá, o Brasil ganhou uma medalha de prata, com a equipe masculina, e duas de bronze, com Ronivaldo Conceição, individual masculino, e com a equipe feminina.
Em Santo Domingo, República Dominicana, no ano de 2003, o Brasil ganhou as mesmas medalhas que em 1999, sendo uma medalha de prata para a equipe masculina e duas de bronze, com Ronivaldo Conceição pela categoria individual masculina e com a equipe feminina.
Nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2007, o Brasil ganhou somente uma medalha de bronze, com a equipe masculina. No total de medalhas entre 1995 e 2007 (na disputa de 4 edições dos Jogos Panamericanos) o Brasil ganhou um total de 10 (dez) medalhas, sendo 2 (duas) de prata e 8 (oito) de bronze.
Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Squash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.