domingo, 15 de abril de 2012

Jogos Cooperativos


P1000892
1. Mas o que são Jogos Cooperativos? De onde eles vem?
Os princípios dos Jogos Cooperativos foram desenvolvidos por Terry Orlick, psicólogo canadense que na década de 70 constatou que os jogos reproduziam a estrutura social, refletindo valores da sociedade. Na cultura ocidental raros são os jogos cooperativos já que a ética competitiva e o individualismo são valorizados e têm sido perpetuados por nossa sociedade e também por nosso sistema educacional. Essa valorização da competição se manifesta nos jogos através da ênfase no resultado numérico e na vitória. Os jogos competitivos são rígidos e organizados dando a ilusão que só existe uma maneira de jogar. Estruturados para a eliminação de pessoas e para produzir mais perdedores do que vencedores, os jogos tornaram-se espaço para tensão, derrota e para sentimentos como raiva, medo,frustração, fracasso, rejeição e animosidade.
P1000908
Jogos Cooperativos são jogos em que a AÇÃO COOPERATIVA dos participantes é necessária para se atingir um objetivo COMUM a todos. Os participantes jogam uns COM os outros e não contra. Joga-se para JUNTOS superar desafios e compartilhar o sucesso. O confronto é eliminado e dá lugar ao encontro, à união das pessoas, à eliminação do medo e do fracasso.

2. Competição X Cooperação
Buscamos em Brotto (1997, p.33) algumas definições sobre competição e cooperação:
COOPERAÇÃO: é um processo onde os objetivos são comuns e as ações são benéficas para todos.
COMPETIÇÃO: é um processo onde os objetivos são comuns, mutuamente exclusivos e as ações são benéficas somente para alguns.

Neste sentido, podemos constatar que Cooperação e Competição são processos distintos, porém, não muito distantes. As fronteiras entre eles são tênues, permitindo um certo intercâmbio de características, de maneira que podemos encontrar em algumas ocasiões uma competição cooperativa e noutras uma cooperação competitiva.
Para Orlick (1989, p.118), A principal diferença entre cooperação e competição é que no primeiro todos cooperam e ganham, eliminando-se o medo do fracasso e aumentando-se a auto-estima e a confiança em si mesmo. Ao passo que no segundo, a valorização e reforço são deixados ao acaso ou concedidos apenas ao vencedor, o que gera frustração, medo e insegurança.


Sendo assim, podemos afirmar que cooperação e competição são direcionadas a partir de agora em comparações entre as diferenças e atitudes que essas duas palavras podem tomar:
DIFERENÇAS
Cooperação (aprende-se)
· A compartilhar, respeitar e integrar diferenças;
· A conhecer nossos pontos fracos e fortes;
· A ter coragem para assumir riscos;
· Sentimentos e emoções com liberdade;
· A participar com dedicação;
· A ser solidário, criativo e cooperativo;
· A ter vontade de estar junto.
Competição (inicia-se)
· Com a discriminação e a violência;
· Com o medo de arriscar e fracassar;
· Em fazer por obrigação;
· Pela repressão de sentimentos e emoções;
· Pelo egoísmo, individualismo e competição excessiva.
3. Classificação dos jogos cooperativos
- Jogo cooperativo sem perdedores: São os jogos plenamente cooperativos, pois todos jogam juntos para superar um desafio comum e não há perdedores.
- Jogos cooperativos de resultado coletivo: São formadas duas ou mais equipes, mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos jogando juntos, por um objetivo ou resultado comum a todos.
- Jogo de inversão: Esses quebram o padrão de times fixos, em que dependendo do jogo, os jogadores trocam de times a todo instante, dificultando reconhecer vencedores e perdedores.
- Jogos semicooperativos: Esses jogos favorecem o aumento da cooperação do grupo, e oferece as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do time, mesmo um com menor habilidade, pois existem regras para facilitar a participação desses. Os times continuam jogando um contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, pois a ênfase passa ser o envolvimento ativo no jogo e a diversão.
De acordo com Brotto (1995), os jogos cooperativos permitem uma ampliação da visão sobre a realidade da vida, refletida no jogo. Percebendo diferentes estilos do jogo - vida, é possível escolher com consciência o estilo adequado para cada momento.
Bibliografia
BROTTO, Fábio Otuzzi.Se o importante é competir, o fundamental é cooperar!. Santos- SP: Edição Re- Novada ,2001
ORLICK, Terry. Vencendo a competição. Tradução: Fernando J.G. Martins. São Paulo: Círculo do Livro 1989.Tradução de: Winning through cooperation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.