domingo, 8 de abril de 2012

AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Se é difícil avaliar a aprendizagem da escrita e da leitura, que dirá quanto a aprendizagem em Educação Física? Como avaliar a aprendizagem do movimento quando sabemos a infinidade de fatores envolvidos, tais como força muscular, agilidade, resistência, afetividade, sentimentos, cognição, etc...

COMO ERA HÁ 20 ANOS ATRÁS

• O enfoque era o desenvolvimento motor e a performance;

• O aluno era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas;

• Era apenas um ato de se cumprir a lei, atendendo as normas da escola;

• Selecionar alunos para competições esportivas.

• O critério de aprovação e reprovação na educação física escolar era, geralmente, a consideração de presença em aula, ou então através de medidas antropométricas, execução de gestos técnicos, qualidades físicas ou, simplesmente, não era realizada.

• A avaliação era quantitativa, classificando o aluno em "bom" ou "ruim" e reforçando esses valores já impostos pela sociedade.

• O autoritarismo da época também era refletido pela avaliação, usada pelo professor para o controle da ordem e da disciplina dos alunos.

E HOJE PARA QUE AVALIAR?

• Para conhecer os alunos, suas necessidades e seus interesses;

• Para diagnosticar se o aluno está aprendendo;

• Se o professor está ensinando de forma adequada;

MAS QUEM AVALIA?

Todos os que estão envolvidos devem participar de forma crítica e dialogada: alunos, professores, dirigentes, comunidade, famílias.

QUANDO SE DEVE AVALIAR?

A avaliação, no contexto do ensino da Educação Física, está presente ao longo de todo o processo educativo.

No início

clip_image001

clip_image002

Posteriormente

clip_image003

clip_image004

COMO AVALIAR?

Coletando dados/informações sobre o processo ensino-aprendizagem

COMO COLETAR?

Registros, relatórios, fichas avaliativas), entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro), questionários, vídeos, fotos, auto-avaliação, pesquisas, debates, seminários, interpretação de desenhos, dentre outros.

Uma vez coletados, os dados precisam ser organizados, categorizados e analisados de forma tal que professores, alunos, escola, família possam fazer uma leitura crítica dos seus significados.

O QUE FAZER COM OS RESULTADOS?

Os resultados precisam ser compartilhados com todos os envolvidos com o ensino para que os limites, necessidades e avanços no processo educativo sejam identificados na perspectiva de seu redimensionamento e melhoria da sua qualidade.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – ITENS AVALIATIVOS

A cada aula (ou semana), o professor anota o aproveitamento dos alunos em 10 itens ( competências):

- 4 Sociais

- 3 Objetivas

- 3 Comunicativas

ITENS SOCIAIS:

1 – Assiduidade: A presença na aula é a primeira atitude a ser considerada, e é imprescindível para o seu aproveitamento

2 – Participação objetiva: O aluno pode estar presente, mas não necessariamente participar do que acontece na aula, ou seja ele apenas está de “corpo presente”

3 – Envolvimento subjetivo: O aluno participa da aula, mas fazendo coisas diferentes do que foi proposto. Ex: empurrar os colegas quando no jogo foi solicitado que ele o abraçasse

4 – Atitudes específicas: O aprendizado efetivo da dimensão atitudinal do conteúdo, como a cooperação, a ética e o respeito nos jogos

ITENS OBJETIVOS:

1 – Conhecimento tácito: saber se o aluno sabe fazer, mesmo antes da explicação do professor

2 – Aproveitamento de demonstrações visuais: Se o aluno após a demonstração do professor realiza a atividade com êxito

3 – Procedimentos específicos: É o saber fazer. se o aluno realiza corretamente os movimentos solicitados pela modalidade

ITENS COMUNICATIVOS:

1 – Conhecimento declarativo: Se o aluno sabe explicar o que faz e consegue classificar as atividades, comparando suas características

2 – Aproveitamento de instruções verbais ou gráficas: Se o aluno tem dificuldade em compreender as informações e utilizá-las

3 – Resolução de conflitos: Se o aluno consegue resolver os problemas que aparecem através do diálogo.

Fonte:

Proposta curricular de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.