terça-feira, 22 de março de 2011

FERRADURAS

HISTÓRIA
dsc05489
Os seguidores de acampamentos dos exércitos da Grécia que não tinham recursos para os jogos de valor, ajustaram uma estaca e jogavam as ferraduras usadas das tropas de seus cavalos do exército. Na Inglaterra a distancia entre as estacas era de 19 jardas (17m). Não havia nenhuma exigência do peso, mas o diâmetro exterior não poderia ser mais de 8 polegadas. A terra em torno da estaca era argila. As medidas para os pontos feitos entre as peças eram vistas pelos próprios jogadores. O jogo era o favorito entre os soldados na maioria das guerras. Retornando para casa, os soldados interessaram seus povos e suas comunidades com o jogo.
FOLCLORE
images 2
As ferraduras são consideradas como boa sorte em muitas culturas. A forma, a fabricação, a colocação, são importantes. Uma tradição comum é que se uma ferradura for pendurada em uma porta com as duas extremidades que apontam para cima dá sorte. Entretanto, se de duas extremidades estiverem para baixo da má sorte.
REGRAS DO ESPORTE
DSC02953 modified
Ferradura é esporte. Trata-se de uma modalidade em que os participantes arremessam as ferraduras das que servem para calçar cavalos. Especialmente feitas para o esporte e que são lançadas para atingir pequenas estacas. A ferradura tem de ficar o mais próximo possível da estaca ou, o que é melhor, ficar presa nela. O jogo é dividido em cinqüenta arremessos por jogador, (pode ser jogado por dupla). Cada torneio tem seu sistema próprio de disputa. É normal que um jogador atue em onze partidas, no máximo, quando se trata de confronto direto. Quando o torneio é de vários jogadores é adotado sistema de um contra todos. O
CAMPO
DSC02939 modified
O campo para a prática do esporte é de 14m de comprimento de ponta a ponta, e 1,83m de largura. Há uma plataforma de arremesso e o jogador não pode passar a linha de foul. A área da estaca para marcar pontos é compreendida por 46 cm de largura por 1,22m de comprimento. O jogador tem um espaço de 46cm ao lado da área da estaca para fazer seu arremesso em direção ao campo contrário.
A ESTACA
DSC02951 modified
A estaca tem 59cm de altura e é cravada na argila úmida para que as ferraduras não rolem nem pulem. As ferraduras: As ferraduras pesam 1,14 Kg, e suas extremidades são arredondadas.
REGRAS
 1- Contagem dos pontos. Cada jogador atua com duas ferraduras, arremessando-as para o campo contrário. Há sorteio de quem arremessa primeiro. Para que considerem os pontos, as ferraduras devem estar pelo menos 15cm da estaca. O árbitro decide as disputas, contando os pontos obtidos pelos concorrentes. 2-A ferradura não pode atingir o chão antes de atingir a plataforma, caso isso ocorra, não há marcação de ponto. 3-Se o jogador fizer um arremesso faltoso, após a “linha de falta”, também não marcará pontos. 4-O ponto máximo é chamado ringer, quando a ferradura atinge a estaca, ficando presa á ela, cada ringer vale 3 pontos, e a ferradura mais próxima da estaca marca 1 ponto.5-Ganhará a disputa quem marcar os primeiros cinqüenta pontos.
Material enviado pelas alunas Liliane e Morgana Izidoro da 5ª Fase de Educação Física do UNIBAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.