sábado, 27 de março de 2010

Corfebol? Esse nome lhe soa diferente?

Este esporte pode parecer muito diferente, mas é comumente praticado na região da Holanda e Bélgica, sendo semelhante ao Basquete. Uma característica que o torna bastante exótico é o fato de possuir equipes mistas, ou seja, cada equipe é formada por homens e mulheres (4 pessoas de cada sexo).
História do Corfebol
O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902, criado por Nico Broekhuyesen, influenciado de um jogo sueco denominado Ringball.
“Naquela altura a Associação de Educação Física de Amesterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma atividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...” afirma Nico Broekhuyesen em uma entrevista.
Obteve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a "Associação Holandesa de Corfebol". Nos anos seguintes a atividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda praticados pelos mais jovens, e está a aumentar sua popularidade e o número de praticantes, sendo atualmente cerca de 100 mil praticantes somente na Holanda.
Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Naquela época a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, se desenvolveu rapidamente, levando à criação de uma "Associação Nacional" no ano de 1921. Oito anos após, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928.
Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da IKF. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, começando pelo Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e por último a Austrália. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Atualmente estam presentes os países lusófonos que praticam a Corfebol que são Portugal e Brasil respectivamente.

Regras
As equipes de corfebol são constituídas por 8 elementos: 4 homens (2 à defesa e 2 ao ataque) e 4 mulheres (2 à defesa e 2 ao ataque).
Desde sua criação essa modalidade sofreu várias regras, entre elas são:Os jogos duram 60 minutos, mas são divididos em duas partes, cada uma de 30 minutos; Os jogos têm apenas 1 árbitro; O campo é retangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura; No início e o reinício do jogo são feitos no meio-campo; Cada cesta vale um ponto; É proibido tocar na bola com a perna ou com o pé ou com o joelho, bater na bola com o punho e/ou com o pé, bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro, correr ou andar com a bola ou driblar o mesmo, lançar de uma posição defendida, entre o atacante e o cesto; de frente para o atacante; com o braço levantado à distância de um braço.
O Corfebol no Brasil
Na década de 80 um grupo de professores de educação física, formados pela Universidade Gama Filho, viaja à Holanda para comemorar a formatura, e lá descobrem o corfebol. Gostando da popularidade do esporte, a participação de mulheres nas mesmas equipes e em igualdade de condições com os homens e a semelhança como basquete, resolvem divulgá-lo no Brasil.
Inicialmente foram formadas equipes no Colégio Anglo Americano (Botafogo) e no Clube da Light (Grajaú). Realizaram-se muitas demonstrações com a equipe brasileira em universidades. Extraordinário sucesso ocorreu em Curitiba, PR, no Primeiro Congresso Brasileiro e Panamericano de Esporte Para Todos. Infelizmente, o trabalho de divulgação não foi levado adiante por esse grupo de professores por falta de apoio e patrocínio.
A VIVÊNCIA DO CORFEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A prática de uma modalidade esportiva desconhecida sempre causa desconfiança, e não foi diferente com os alunos da 5ª fase.
Mesmo sem dominar o esporte, todos participaram e se divertiram com esse jogo que trouxe a possibilidade de jogar meninos e meninas ao mesmo tempo, quebrando assim o tabu que não é possível homens e mulheres participarem de uma mesma modalidade esportiva. Acreditamos que essa foi a primeira manifestação do corfebol na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.