segunda-feira, 24 de maio de 2010
BASEBALL
domingo, 23 de maio de 2010
ESGRIMA
Homens somente jogam com homens em competições, e mulheres com mulheres. As disputas podem ser individuais ou por equipes.
- Se a perda da arma ocorrer durante o mesmo movimento de ataque do adversário e este conseguir efetuar o toque no oponente desarmado, o toque será válido; mas o movimento de ataque tem que ser contíguo com o da perda d'arma do adversário.
- Se a perda d'arma ocorrer e o adversário não conseguir terminar o ataque no mesmo movimento, a ética chama para o adversário esperar o oponente recuperar sua arma. O combate é pausado e o árbitro então resumirá o jogo assim que todos estiverem prontos ao comando de "en garde". Os esgrimistas poderão responder que estão prontos pela simples posição de combate, ou caso ao contrário podem sapatear com um pé na pista para pedir mais tempo.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Punhobol
O punhobol encontrou maior repercussão na Alemanha. Ali se joga de forma organizada desde 1893 e é parte do movimento ginástico alemão que teve seu início com o movimento dos trabalhadores em 1848. O primeiro campeonato alemão masculino se realizou no ano de1913 e o feminino em 1921 dentro da "Gymnaestrada Alemã".
Especialmente os imigrantes germânicos trouxeram nas primeiras décadas do século 20 o punhobol para os países sulamericanos.
No Brasil o punhobol é jogado principalmente nos estados do sul.
Em uma quadra divida ao meio por uma linha e, a dois metros de altura para homens e 1.90m para mulheres, por uma rede, ou fita, ou corda, colocam-se frente a frente duas equipes de cinco jogadores.
Cada equipe tem por objetivo rebater a bola sobre a rede (fita/corda) de maneira a impedir ou pelo menos dificultar a sua devolução pelo adversário Uma jogada perdura até que uma equipe cometa um erro ou haja outro tipo de interrupção.
Cada erro cometido por uma equipe contabiliza um ponto positivo para a equipe adversária.
Vence o jogo a equipe que:
- num jogo por séries, vence 2 ou 3 séries ("sets"),
- num jogo por tempo, obtém o maior número de pontos.
Jogos sob iluminação artificial são permitidos.
Salão: A quadra tem 40m x 20m.
É permitido as Federações aceitar dimensões menores nos jogos sob sua jurisdição.
1.1.1 A quadra é dividida por uma linha central em dois campos, um para cada equipe. Paralelamente a linha central, e a 3m da mesma, marca-se uma linha de saque em cada campo.
1.1.2 As linhas limites, a linha central e as linhas de saque devem ser marcadas nitidamente sobre o chão.
Uma bola que toca estas linhas está dentro da quadra.
Salão: O toque da bola nas paredes laterais é um erro.
Toda a cobertura do salão pertence ao campo, na recepção e no passe; uma bola que a toca, pode continuar a ser jogada. O toque no saque ou no ataque é erro da equipe que o executou.
Todas as instalações que não podem ser removidas pertencem ou as paredes ou a cobertura.
1.1.3 As linhas não devem ser mais estreitas do que 5cm nem mais larga do que 12cm.
- uma rede com uma largura, medida verticalmente, de 3 a 6 cm, ou
- uma fita com uma largura, medida verticalmente, de 3 a 6 cm, ou
- uma corda, de secção circular, com 5 a 8 mm de diâmetro.
Apenas se permitem redes (fitas/cordas) que sejam tornadas bem visíveis através de coloração claro/escuro em trechos iguais de 15 a 20cm.
Salão: Se não é possível instalar um poste livremente, ele pode ser estiado ao chão ou a parede.
Se os postes não podem ser instalados na intersecção das linhas laterais com a central, estes postes devem sinalizados por assim chamados "postes substitutos".
Não é erro se a bola ou jogador tocar a fixação dos postes ou a parte dos mesmos que se achar da intersecção acima citada.
Prolongamentos da rede (fita/corda) contam como fixação, seu toque pela bola ou por jogador, por isso, não constitui erro.
É erro o toque, pela bola ou por jogador, da parte do poste acima dos 2m de altura.
Salão: O espaço livre deve ser de pelo menos 0,5m, lateralmente, e de 1m, nos fundos.
No começo de cada jogo ela deverá ter:
- peso de 350 - 380 gramas (masculina)
- peso de 320 - 350 gramas (feminina)
- circunferência 65 - 68 cm
- pressão de ar de 0.55 - 0.75 bar
A Diretoria e a Comissão Técnica da IFA estabelecem critérios adicionais para as bolas que são utilizadas em jogos internacionais ou nas categorias mais altas das Confederações filiadas.
O capitão que vencer o sorteio escolhe:
- o campo, ou
- a bola, e com isto dá o primeiro saque.
O adversário escolhe dentro das possibilidades que restam.
1.6.1 Se uma equipe não apresenta uma bola antes do inicio do jogo ela perde o direito de escolha para toda a partida.
1.6.2 Se nenhuma das equipes apresenta uma bola regulamentar antes do jogo, estão o jogo não é realizado. A direção da competição decidirá sobre as penalidades cabíveis.
1.6.3 Caso a bola de jogo se extravie, perca suas condições regulamentares ou não possa ser trazida imediatamente de volta ao campo para o reinicio da partida, pode o juiz colocar em jogo uma das outras bolas aprovadas antes do inicio da partida.
1.6.4 Se a equipe que tinha o mando de bola avia apresentado diversas bolas antes do inicio do jogo, a partida é reiniciada imediatamente com uma destas bolas. O retorno da bola anterior não deve ser permitido. Se a equipe com o mando de bola apresentar apenas uma bola, o jogo é imediatamente reiniciado com uma das bolas do adversário, até que a sua bola possa ser re-introduzida no jogo de forma regulamentar.
1.6.5 Se uma equipe optou pela bola do adversário, ela automaticamente optou pelas demais bolas do mesmo.
Caso a primeira bola se extravie, perca suas condições regulamentares ou não possa ser trazida imediatamente de volta ao campo para o reinicio da partida, o jogo prossegue com as demais bolas do adversário. O retorno da bola anterior não deve ser permitido.
Observação:
As confederações podem permitir alterações no tamanho da quadra, na altura da rede (fita/corda) e no peso da bola para jogos femininos, de veteranos ou de categorias de menos idades.
2.1.1 Os oito jogadores podem ser trocados livremente.
2.1.2 Complementação e substituição somente podem ser efetuados após concluída uma jogada, pela equipe que vai dar o saque e mediante prévio aviso ao juiz.
A Complementação ou a substituição (entrada e saida) deve ser efetuada na altura da linha de saque do próprio campo.
Ocorrendo Complementação ou substituição sem aviso ao juiz ou estando mais de cinco jogadores no campo, o juiz interrompe o jogo e marca um ponto para o adversário.
Caso uma equipe anuncie uma Complementação/substituição sem ter direito ao saque, deve juiz impedi-la, antes do inicio de nova jogada.
2.1.3 Complementaçãos ou substituições devem ser efetuadas sem demora.
2.2.1 O capitão permanece com suas funções mesmo quando substituido, a não ser que seja obrigado a abandonar o local por lesão ou expulsão. A equipe, neste caso, designa um novo capitão,
2.3.1 Camisetas com mangas curtas ou longas são consideradas uniformes.
2.3.2 Jogar com calças compridas é basicamente proibido. IFV ou as federações podem permitir que ume equipe use calças compridas, desde que todos os jogadores as usem com igual forma de cor.
2.3.3 Calçados com pontas metálicas são proibidos.
3.1.1 Um jogo está terminado logo que uma das equipes vença dois "sets".
3.1.2 Um "set" é vencido logo que uma equipe obtém 20 pontos com diferença mínima de 2 pontos; caso contrario, joga-se até que haja uma diferença de 2 pontos. O "set" entretanto, termina quando ume equipe atinge 25 pontos (25:24).
3.1.3 Após o primeiro "set" troca-se campo, escolha de bola e saque inicial.
3.1.4 Havendo necessidade de um terceiro "set", procede-se a novo sorteio. Logo que uma equipe tenha obtido 10 pontos, trocam-se campos, escolha de bola e saque inicial.
3.1.5 O intervalo entre „sets“ é no máximo 2 minutos.
3.2.1 Um "set" é vencido logo que uma equipe obtém 15 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos; caso contrario joga-se até que haja uma diferença de dois pontos. O "set" termina entretanto, quando uma equipe atinge 20 pontos (20:29).
3.2.2 Havendo necessidade de um terceiro "set" (item 3.1.4) a 15 pontos (item 3.1.8) haverá um novo sorteio, logo que uma equipe tenha atingido 8 pontos, trocam-se os lados, escolha de bola e com isso o quarto saque.
3.3.1 Se um "set" termina empatado, prossegue-se o jogo, até que uma equipe consiga mais dois pontos:
- Se o final do "set" por tempo cai no meio de uma jogada esta é interrompida e se reinicia o jogo repetindo o último saque,
- Se o final do "set" por tempo cai durante uma interrupção do jogo, o reinicio é dado por saque pela equipe que cometeu o ultimo erro.
3.3.2 O começo e o fim de um "set" com limitação de tempo são sinalizados acusticamente.
Cada "set" termina com o inicio do sinal, e após a contagem dos últimos 5 segundos.
Tempo perdido por interrupções ou demoras deve ser recuperado no mesmo "set".
Tempo perdido por interrupções ou demoras é recuperado após o fim do mesmo meio tempo.
Inicio e fim de cada meio tempo são assinalados acusticamente. Cada meio tempo termina ao inicio do sinal e após a contagem dos últimos 5 segundos.
Após cada meio tempo trocam-se campo, escolha de bola e saque inicial.
3.4.1 Caso haja necessidade de decisão em uma partida que termina empatada, o jogo é prorrogado:
1a prorrogação: Sorteio como no item 1.5, tempo de 2 x 5 minutos.
Havendo novo empate segue-se a 2a prorrogação: Sorteio como no item 1.5, tempo de 2 x 5 minutos.
Havendo novo empate, joga-se até ocorrer uma diferença de 2 pontos:
- Se o final do tempo cair no meio de uma jogada, o jogo é interrompido e se repete o último saque,
- Se o final do tempo coincidir com uma interrupção, reinicia-se o jogo com o saque pela equipe que cometeu o último erro.
O intervalo entre prorrogações é de no máximo 2 minutos. Nas prorrogações não existe intervalos entre tempos.
Os jogadores permanecem no campo de jogo.
As Confederações podem definir para que competições este dispositivo será válido.
4.1.1 Após cada erro, a equipe que o cometeu dá novo saque. Havendo outro tipo de interrupção deve ser repetido o último saque.
Se a bola é aparada por um não jogador, antes de cair ao chão, fora do espaço adicional (linhas tracejadas item 1.3), conta-se a bola como tendo tocado o solo; atribui-se erro a equipe que por ultimo a tocou. O mesmo vale se o fato ocorre dento do espaço de jogo, desde que, claramente, a equipe com direito a jogada não mais tem condições de alcança-la. Em caso contrário ocorre obstrução.
6.2.1 O saque é valido se a bola toca o campo adversário ou um jogador adversário, dentro ou fora da quadra.
Correr ou saltar, entretanto, somente são permitidos, se o primeiro contato do sacador com o solo, após o saque, ocorrer antes da linha de saque.
O saque na posição parado subentende que o contato com o solo já esteja sendo efetuado pelo pé de apoio, desde que o segundo contato não seja feito pelo mesmo pé de apoio.
Um saque caminhado termine necessariamente como um saque parado, sendo portanto igualmente válido o parágrafo anterior.
6.3.1 No instante em que o sacador bate a bola, nenhum jogador de sua equipe pode estar no campo adversário.
Ocorre erro quando, após um saque saltado, houver contato simultâneo de um pé antes da linha de saque com outro dentro dos 3 metros ou na mesma linha.
6.3.3 O sacador pode passar com uma perna sobre a linha de saque ou a lateral.
Uma demora ocorre quando o saque não é executado dentro de 15 segundos após um apito de juiz. Este apito pode ser dado tão logo a bola se encontre no campo da equipe com direito ao saque.
6.4.1 Um saque iniciado e não concluído, porque a bola não foi mais batida, conta como erro.
- ser batida uma só vez por cada jogador,
- ser batida ao todo apenas 3 vezes,
- tocar o chão apenas 1 vez antes de cada batida.
7.1.1 Se dois jogadores de uma mesma equipe batem na bola simultaneamente, contam-se duas batidas.
7.2.1 Se uma bola é rebatida diretamente para o espaço do campo adversário por baixo da rede (fita/corda), o erro ocorre no momento em que a bola passa por debaixo da rede (fita/corda).
7.5.1 É erro retornar a bola desde o campo adversário por sobre a rede (fita/corda).
7.5.2 Uma bola que toca o solo e, em seguida, sem ser tocada pela equipe que está efetuando a jogado, ultrapassa a rede (fita/corda) por baixo, não pode ser tocada pelo adversário antes de tocar o chão no campo deste. Esta regra não vale se a bola tocou o solo do próprio campo depois da segunda batida.
- a rede (fita/corda),
- o poste,
- a linha central,
- ou cai for a da quadra e/ou no chão do campo adversário, passando por debaixo da corda, não existe erro. Repete-se o último saque.
Salão:
Se uma bola, imediatamente após o bloqueio, toca:
- o teto,
- ou a parede, fora do campo
Isto não é erro. Repete-se o último saque.
Observação:
Um bloqueio só se caracteriza quando ambos os jogadores tocam a bola ao mesmo tempo, ou em seqüência tão rápida que o juiz não consegue discernir quem a tocos por último.
7.6.1 Depois de um bloqueio não se conta o toque do jogador em cujo campo a bola cai. Sua equipe tem direito a mais 3 batidas.
7.8.1 Se um jogador ou uma jogada é prejudicada par um espectador ou outro obstáculo dentro do campo ou na área citada no item 1.3, não deve ser marcado ponto, mas sim repetido o último saque. Prejuízo causado pelos próprios companheiros de equipe, reservas ou dirigentes, entretanto, não eximem da marcação do ponto.
Salão: As federações podem colocar dois juizes nos jogos sob sua jurisdição.
Salão: Se são colocados dois juizes, cada um deles decide sobre os erros que enxergou e é por eles responsável, independente de consulta ao outro juiz.
9.2.1 O juiz verifica, antes do jogo, se o campo, bolas, e fardamento atendem aos regulamentos, zela pela correção do relatório de jogo (sumula) e efetua o sorteio. No jogo por tempo ele cuida também do controle do tempo. Este controle pode ser também central, permanecendo, entretanto, a responsabilidade do juiz pelo tempo do jogo por ele dirigido.
Salão: Se são utilizados dois juizes, eles acertam qual dos cuida, antes do jogos, das condições da quadra, das bolas e dos uniformes, zela pela sumula e efetua o sorteio.
9.2.2 Ele inicia e termina o jogo, e tem o direito de interrompe-lo e suspende-lo.
Ele assinala as interrupções, as prorrogações e os pontos, através do apito, grito ou entrada claramente intencional na quadra.
No jogo por tempo também o inicio e fim de jogo são assinalados pelo juiz.
O tempo de desconto deve ser anunciado imediatamente após a ocorrência da interrupção ou demora (cera) assinalada pelo juiz.
9.2.3 Ele anuncia em voz alta cada ponto; zela pela sua correta anotação pelo apontador e pela constante informação (visual ou acústica) do escore do jogo.
Incluída a sinalização, com o braço, para o lado que ganha o ponto, para repetição do ultimo saque manda apontar para os dois lados.
9.2.4 O juiz deve se posicionar fora da quadra, durante o desenrolar do jogo, com exceção do previsto no item 9.2.2.
9.2.5 Após o jogo ele anuncia o seu resultado.
A correção das anotações feitas sobre a sumula é confirmada com a assinatura do juiz, do apontador e dos dois capitães de equipe.
Eles ajudam o juiz na condução do jogo. Bolas fora são indicadas pela elevação de uma bandeirinha ou de um braço.
- advertência (cartão amarelo),
- exclusão do jogo, até que as equipes, em conjunto, tenham conquistado 10 pontos (exclusão temporária, cartão amarelo e vermelho),
- expulsão (cartão vermelho).
10.1.1 O jogador excluído temporariamente não pode ser substituído durante o período de sua exclusão.
Se o jogador excluído está em condições de retornar a quadra, mas a sua equipe não está com direito de saque, o juiz interrompe o jogo, na forma do item 2.1.2, parágrafo 3, afim de permitir que a Complementação seja efetivada.
Se durante o tempo em que um jogador está excluído, outro jogador é excluído ou expulso, o jogo deve ser interrompido.
10.1.2 Um jogador expulso não pode ser substituído no mesmo jogo.
10.1.3 Técnicos e dirigentes também podem ser punidos pelo comportamento anti-desportivo através de advertência (cartão amarelo) ou expulsão da quadra (cartão vermelho)
10.2.1 Em cada uma das demoras seguintes, o juiz anota um ponto o adversário.
10.2.2 Em jogo por tempo, todo o tempo perdido nas demoras deve ser prorrogado.
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Quando o aluno tem a possibilidade de escolher o que quer aprender, o que faz sentido a sua vida, percebe-se que sua doação à aprendizagem é muito maior. O planejamento participativo vem de encontro a essa idéia.
O planejamento participativo é um instrumento decisivo na co-gestão do processo ensino-aprendizagem, reconhecendo professor e aluno como sujeitos do processo.
PROCEDIMENTOS
PARA A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
1. CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS
É necessário um amplo debate sobre o que está se propondo e a aceitação de todos. O professor deve ter o domínio total de todas as fases do processo de implantação do P.P.
Através do PP chega-se a um conhecimento sobre as manifestações da cultura corporal de movimentos, gerado e reconhecido como significativo pelos aluno.
A construção coletiva possibilita perceber as manifestações do movimento humano e delas se apropriarem, sempre com a mediação e intervenção pedagógica do professor de Educação Física
2. SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS
Cuidados:
- Elaborar um programa que seja organizado e que se possa dar conta;
- O planejamento deve ser coerente com o P.P.P. da escola;
- Os conteúdos devem ser apropriados de forma crítica;
- Toda e qualquer manifestação da cultura corporal de movimentos deve ser considerado;
1ª ETAPA: Quem sou eu, quem somos nós e o que queremos?
Materiais: papel pardo, pincéis, tesoura.
Objetivo Geral: Selecionar os conteúdos para compor o planejamento anual da disciplina
Objetivos específicos:
• Conhecer os desejos e atividades mais prazerosas para os alunos dentro e fora da escola
• Listar atividades que gostariam de conhecer/vivenciar
• Verificar a viabilidade da execução das atividades
• Refletir sobre o que é educação física da escola
2ª ETAPA: Dividir a turma em sub-grupos e pedir que listem tudo o que querem fazer e o que gostariam de conhecer
3ª ETAPA: Os sub-grupos apresentarão à turma suas opções. A turma juntamente com possíveis intervenções do professor irá decidir se é possível realizar cada item apresentado. Caso o item seja aceito, será colocado em um cartaz que conterá todos os demais temas que forem aceitos pela turma.
O cartaz ficará fixado na classe durante o ano letivo para apreciação da turma e o acompanhamento das atividades desenvolvidas
É interessante no momento da escolha dos temas classificá-los dentro dos temas da cultura corporal de movimentos (jogo, ginástica, esporte, dança)