sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Quem é o aluno do Ensino Fundamental?


Primeiro ciclo: 1º, 2º e 3º ano
image
  • Considerar a sua história (vivência Corporal) adquirida no seu meio social
  • Todas as crianças sabem pelo menos uma brincadeira ou um jogo que envolva movimentos.
  • Tendo muita ou pouca experiência é na escola que seus movimentos terão novos sentidos
  • A linguagem corporal é muito espontânea, se movimentam muito e se concentram pouco (só tem chance de se expor no recreio)
  • No início essa mescla de excitação e desconcentração bagunça as aulas
  • Qualquer coisa fica difícil: distribuir-se no espaço, organizar-se em grupos, ouvir o professor, arrumar materiais, entre outras coisas
  • Ocorre uma ampliação da capacidade de brincar: além dos jogos de caráter simbólico,
  • Fantasias e os interesses pessoais prevalecem
  • As crianças começam a praticar jogos coletivos com regras, nos quais têm de se ajustar ao coletivo (isso leva o 1º ciclo inteiro)
  • Durante os jogos e brincadeiras os alunos se agrupam em apenas alguns espaços da quadra ou do campo.
  • Nada de treinamento
  • Nada de exercícios mecânicos e automatizados
  • Brincadeiras em forma de desafios
  • São capazes de fazer avaliações de desempenho
  • Tome cuidado com as discriminações e estigmatizações que possam ocorrer.
  • Função do professor é dar oportunidade para diferentes competências
  • Diferença entre meninos e meninas. (experiências anteriores)
  • As meninas tiveram mais em atividades expressivas, equilíbrio, coordenação e ritmo.
Segundo ciclo: 4º e 5º ano
image
  • Já incorporado a rotina escolar
  • Maior independência e dominam uma série de conhecimentos.
  • Tem mais autonomia para se organizar.
  • Tem um repertório de brincadeiras e jogos
  • O professor pode interromper os jogos para reflexões
  • Pode trabalhar diferentes atividades com grupos diferentes
Terceiro e quarto ciclo: 6º, 7º, 8º e 9º ano
image
  • Esses jovens estão no início da adolescência, uma época de transição entre a infância e a idade adulta em que existem mudanças significativas em quase todos os aspectos e em que a imaturidade emocional é constante;
  • O adolescente deseja se sobressair naquilo que se julga melhor e se esquiva daquilo que não domina, apresenta rápidas alterações de humor e passa por um período de negativismo, especialmente com os pais, existindo muitos confrontos quanto aos limites por estes impostos;
  • Nessa fase também, ele assimila uma enorme quantidade de experiências físicas, sociais e intelectuais, ficando em estado de desequilíbrio até incorporar todas as mudanças;
  • Cabe ao professor de Educação Física aproveitar todas essas características e experiências dos alunos para estimulá-los a desenvolver habilidades que não vão adquirir fora da escola. Para isso, as aulas devem ser prazerosas, informativas e contextualizadas, abordando conteúdos em forma de jogos, exercícios, atividades rítmicas, danças, lutas, ginásticas e brincadeiras

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Leitura obrigatória da disciplina


Olá 5ª Fase
Este semestre teremos como leitura obrigatória o artigo intitulado:  Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a. a 8a. série do ensino fundamental. Realizem a leitura com atenção, pois, será muito importante para a formação de vocês!
Boa Leitura.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Olá 5ª Fase

Comentamos em nosso primeiro dia sobre a importância dos PCNs para nossa formação e como vamos estudá-los neste semestre. Abaixo estão os links para poderem baixar os livros em casa:

Primeiro e segundo ciclo (séries iniciais)

Terceiro e quarto ciclo (séries finais)


Bom 2014 para todos!